VIVÊNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NO COMPONENTE CURRICULAR PROCESSOS E GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Code: 210203090
15
41
Título

VIVÊNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NO COMPONENTE CURRICULAR PROCESSOS E GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Autores(as):
  • Naomy Safira Batista da Silva

    Silva, Naomy Safira Batista da

  • Letícia Melquiades Nascimento

    Nascimento, Letícia Melquiades

  • Ingryd Vanessa Santos do Nascimento

    Nascimento, Ingryd Vanessa Santos do

  • Débora Ramos Figueredo

    Figueredo, Débora Ramos

  • Rilary Silva Sales

    Sales, Rilary Silva

  • Gilberto Tadeu Reis da Silva

    Silva, Gilberto Tadeu Reis da

DOI
10.37885/210203090
Publicado em

31/03/2021

Páginas

280-302

Capítulo

18

Resumo

Introdução: O processo de formação do enfermeiro requer o desenvolvimento de competências imprescindíveis à atuação no mercado de trabalho, uma delas, é a gestão do cuidado e serviços de enfermagem e saúde. No entanto, evidências apontam lacunas decorrentes do processo formativo e no cenário da pandemia da COVID-19, adaptações foram necessárias para a continuidade do ensino, adotando-se o Ensino Remoto de Emergência como uma estratégia, adaptando metodologias usadas presencialmente, proporcionando a exploração de integração entre múltiplos níveis acadêmicos como a graduação e pós-graduação. Objetivo - relatar as vivências de estudantes de graduação em um componente curricular online de um programa de pós-graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal. Metodologia - Relato de experiência vivenciada por estudantes de graduação em enfermagem no componente curricular "Tópico especial: processo e gestão em serviços de saúde", com carga horária de 68h, ofertado no Semestre Letivo Suplementar no ano de 2020, em formato online, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde de uma Universidade Federal da região Nordeste do Brasil. Resultados - A experiência permitiu as estudantes o desenvolvimento do senso crítico, integrando os conteúdos teóricos apreendidos na graduação com as experiências práticas dos pós-graduandos. Além disso, destaca-se a exploração da sala de aula invertida nos encontros síncronos, multiplicidade de plataformas digitais para desenvolvimento de atividades integradoras e discussões pautadas em conteúdo estudado em períodos assíncronos. Considerações finais - A experiência mostrou-se positiva por extrapolar os conteúdos vistos na graduação, expandindo perspectivas e incentivando a propagação do conhecimento adquirido através das publicações científicas.

Palavras-chave

Administração de Serviços de Saúde, Educação em Enfermagem, Programas de Graduação em Enfermagem, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.