TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO CULTURAL BRASILEIRA DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ASSESSMENT OF LIFE HABITS FOR CHILDREN

Code: 210203151
8
2
Título

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO CULTURAL BRASILEIRA DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ASSESSMENT OF LIFE HABITS FOR CHILDREN

Autores(as):
  • Fernanda Pereira dos Santos Silva

    Silva, Fernanda Pereira dos Santos

  • Beatriz Helena Brugnaro

    Brugnaro, Beatriz Helena

  • Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha

    Rocha, Nelci Adriana Cicuto Ferreira

DOI
10.37885/210203151
Publicado em

31/03/2021

Páginas

255-268

Capítulo

16

Resumo

Introdução: Instrumentos de avaliação dodesenvolvimento infantil são cada vez mais utilizados na clínicae pesquisa científica e o Brasil possui escassez de instrumentosvalidados para sua população. O instrumento Canadense Assessmentof Life Habits (LIFE-H) para crianças foi desenvolvido paraa avaliação dos hábitos de vida de crianças e ilustra a interaçãodinâmica entre fatores pessoais e ambientais. Objetivo: Traduzire adaptar culturalmente a LIFE-H para crianças de 0 a 4 anospara a realidade brasileira. Métodos: Um linguista certificado etrês fisioterapeutas qualificados participaram da fase de tradução.O instrumento traduzido (LIFE-H_BR) foi submetido à análisesemântica e de conteúdo por estratos inferior (cinco usuários empotencial) e sofisticado (quatro usuários técnicos). Trinta profissionaisda saúde participaram da adaptação cultural. Um coeficiente deconcordância bruta foi aplicado para as análises Semântica e deConteúdo e uma análise de Correlação de Distâncias foi aplicadaentre os juízes. Resultados: Alta concordância e similaridade entre osjuízes técnicos no processo de tradução e necessidade de adaptaçãocultural de 29 itens. Conclusões: O LIFE-H_BR pode ser utilizadopara avaliação dos hábitos de vida de crianças brasileiras de 0 a 4 anos

Palavras-chave

Traduções; Avaliação de resultado de intervenções terapêuticas; Comparação transcultural; Criança; Atividades cotidianas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.