TRABALHADORES DA SAÚDE NA PERSPECTIVA DOS GESTORES DO SISTEMA E SERVIÇOS HOSPITALARES DO SUS

Code: 210203144
33
9
Título

TRABALHADORES DA SAÚDE NA PERSPECTIVA DOS GESTORES DO SISTEMA E SERVIÇOS HOSPITALARES DO SUS

Autores(as):
  • Lilian Barbosa Rosado

    Rosado, Lilian Barbosa

  • Juliete Sales Martins

    Martins, Juliete Sales

  • Joseane Aparecida Duarte

    Duarte, Joseane Aparecida

  • Juliana dos Santos Oliveira

    Oliveira, Juliana dos Santos

  • Nathália Almeida Suzart

    Suzart, Nathália Almeida

  • Fanny Almeida Wu

    Wu, Fanny Almeida

  • Silvânia Sales de Oliveira

    Oliveira, Silvânia Sales de

  • Laíse Rezende de Andrade

    Andrade, Laíse Rezende de

  • Thadeu Borges Souza Santos

    Santos, Thadeu Borges Souza

  • Isabela Cardoso de Matos Pinto

    Pinto, Isabela Cardoso de Matos

DOI
10.37885/210203144
Publicado em

31/03/2021

Páginas

77-92

Capítulo

4

Resumo

Objetivo: Analisar a influência dos trabalhadores de saúde na gestão sistêmica e dos serviços hospitalares da rede própria do SUS Bahia. Compreendo-os como indispensáveis para o bom desenvolvimento dos processos assistenciais, sendo um dos principais desafios na implementação da Atenção Hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS). Métodos: A produção de dados se deu através de entrevistas com gestores do nível central da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia. Adotou-se como aporte teórico-analítico o Triângulo de Ferro de Matus, estruturado pela Formação da Agenda Dirigente, Sistema de Gestão por Operações e Prestação de Contas por Desempenho. Resultados: Elementos apontam a complexidade da gestão do trabalho para implementação da Atenção Hospitalar, tais como: alocação de pessoal na expansão da rede para melhorar cobertura em territórios de vazios assistenciais e superação do problema de limitação orçamentária decorrente da responsabilidade fiscal associada às despesas com pessoal na gestão direta. E também o quanto as naturezas de caráter indireto são relevantes na alocação dos trabalhadores. Conclusão: As evidências produzidas apontaram que, para os gestores indiretos, a autonomia e manejo decisório são tidas como positivas quanto a contratação de pessoal; atenta-se para a precarização do trabalho pelos múltiplos vínculos ou pela ausência de estabilidade e à necessidade de qualificação profissional e fixação do profissional; destaca-se que importantes problemas da gestão direta não foram superados completamente com a adoção dos modelos alternativos de gestão indireta.

Palavras-chave

Trabalhadores da saúde; Atenção Terciária à Saúde; Administração Hospitalar; Gestão de Pessoal em Saúde, Administração Pública.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.