O ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Code: 210303507
31
3
Título

O ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores(as):
  • Ana Claudia Alcântara Garzin

    Garzin, Ana Claudia Alcântara

  • Edenise Maria Santos da Silva Batalha

    Batalha, Edenise Maria Santos da Silva

  • Daisy Maria Rizatto Tronchin

    Tronchin, Daisy Maria Rizatto

  • Marta Maria Melleiro

    Melleiro, Marta Maria

DOI
10.37885/210303507
Publicado em

31/03/2021

Páginas

210-221

Capítulo

11

Resumo

A abordagem acerca da segurança do paciente, no processo de ensino-aprendizagem, tornou-se, nas últimas décadas, imprescindível na formação dos profissionais de saúde. Entretanto, a inserção dessa temática encontra, ainda, obstáculos para a sua consolidação nos cursos da área de saúde, desencadeando múltiplas reflexões e, consequentemente, o desenvolvimento de estudos nos âmbitos nacional e internacional, os quais demonstram escassez de modelos de implementação e da explicitação dos resultados nos diferentes cenários de formação. Nessa direção, este capítulo discorre sobre de que modo o ensino da segurança do paciente vem sendo implementado pelas instituições de ensino. Apresenta, também, o Patient safety curriculum guide: multi-professional edition como subsídio para órgãos formadores no que tange a explicitação de conceitos, proposição de estratégias e metodologias de ensino e de processos avaliativos. Dessa forma, conclui ser imperativo que instituições de ensino incorporem, às matrizes curriculares, a segurança do paciente, bem como discute a necessidade da sensibilização e capacitação do corpo docente, visando tornar o processo formativo significativo para o futuro profissional ao desempenhar, efetivamente, seu papel de promotor das competências relacionadas ao exercício do cuidado seguro e centrado no paciente.

Palavras-chave

Segurança do Paciente, Educação Superior, Currículo, Equipe de Assistência ao Paciente, Qualidade da assistência à saúde.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.