FUNDAMENTOS JURÍDICOS DA HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR PARA O ATENDIMENTO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DOENÇAS GRAVES À LUZ DA PRINCIPIOLOGIA CONSTITUCIONAL DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA

Code: 211206962
10
3
Título

FUNDAMENTOS JURÍDICOS DA HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR PARA O ATENDIMENTO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DOENÇAS GRAVES À LUZ DA PRINCIPIOLOGIA CONSTITUCIONAL DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA

Autores(as):
  • Karina Pregnolato Reis

    Reis, Karina Pregnolato

  • Márcia Villar Franco

    Franco, Márcia Villar

  • Marcelito Lopes Fialho

    Fialho, Marcelito Lopes

  • Ricardo Bezerra de Oliveira

    Oliveira, Ricardo Bezerra de

  • Haroldo Lima dos Santos

    Santos, Haroldo Lima dos

DOI
10.37885/211206962
Publicado em

16/02/2022

Páginas

2196-2213

Capítulo

174

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH I

Resumo

Crianças também podem ser portadoras de doenças graves e, assim, carecem de atendimento hospitalar. A infância, para o ordenamento jurídico, recebe dileta proteção e esta pode ser verificada pelo arcabouço principiológico existente. Neste passo, surge a humanização hospitalar para o atendimento deste público infantil portador de alguma enfermidade mais severa. Deste modo, esta investigação científica se propõe buscar os fundamentos jurídicos para a humanização hospitalar para o atendimento de crianças portadoras de doenças graves. Inclusive, tem por escopo a apresentação da principiologia constitucional de proteção à infância, especialmente vigente no Brasil na atualidade. Para a consecução do desenvolvimento do presente trabalho, adotaram-se os métodos de abordagem históricodescritivo, sistêmico, hermenêutico e positivista; os métodos de coleta bibliográfica e documental; e o método procedimental de análise qualitativa, com o emprego de análise do discurso. Como resultados, encontraram-se alguns dos principais vetores da legislação brasileira no tocante à infância, bem como alguns exemplos de contribuição da sociedade por meio de ações concretas e sem fins lucrativos. Contudo, pode-se concluir pela necessidade de um olhar mais sensível por parte dos poderes públicos no que concerne à elaboração e efetivação de políticas públicas, o que faz surgir a possibilidade de novos e futuros trabalhos e pesquisas, sem que o seja o tema exaurido.

Palavras-chave

Crianças portadoras de doenças graves, Humanização hospitalar, Proteção à infância, Fundamentos jurídicos, Principiologia constitucional.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.